domingo, 26 de junho de 2016

Avignon, Gordes, Abadia de Senanque, Roussillon

A viagem de Barcelona a Avignon correu bem. Paramos para almoçar num lugar bem legal que eu não lembro o nome e chegamos em Avignon umas 15 hs. O Residence Les Cordeliers é uma moradia de estudantes que também aluga quartos para turistas. Bem localizado e confortável, o atendimento é muito profissional e tem tudo o que precisávamos, até lavanderia.

O GPS nos levou para uma travessinha sem saída, mas conseguimos voltar logo para a entrada correta. Ficamos em dois quartos bem confortáveis, os dois com uma pequena cozinha. Largamos tudo lá e já fomos conhecer a rua principal e a praça do relógio. Cheia de restaurantes, é a praça principal da cidade.

Continuamos andando e vimos o Palácio dos Papas, que foi a sede do catolicismo no século XIV, por conta de tumultos existentes em Roma, na época.

Um pouco mais além e lá estava a ponte de Avignon, sobre o rio Ródano. Também conhecida como Pont Saint Bénézet, vai só até o meio do rio. Compramos os ingressos combinados para visitar o Palácio dos Papas e a Pont de Avignon, já que era possível visitar um dos monumentos num dia e o outro no outro dia. Visitamos a ponte com o auxílio de um audioguia e tivemos uma bela visão da cidade e do rio.

Durante a nossa visita um barco de turistas estava passando pelo rio e todos acenaram para os turistas na ponte.

Saindo da ponte voltamos para a praça do Relógio para jantar.

Acabamos indo em um restaurante marroquino onde o dono era muito falante e engraçado.

Até tiramos uma foto com ele.

Tomamos um maravilhoso vinho rosé marroquino que compramos outras vezes e comemos pratos deliciosos.

Até a xícara do café com detalhes marroquinos era muito bonita.

No dia seguinte fomos visitar o Palácio dos Papas.

O monumento é enorme e muito interessante, mas a visita é bem cansativa, cheia de escadas.

Minha sogra resistiu bravamente e foi em todos os lugares do Palácio.

Lá de cima também há uma bela vista da cidade.

Na saída do Palácio ainda passeamos bastante pelas ruazinhas medievais dos arredores.

Voltamos depressa para pegar o carro e fazer um passeio pelo interior. Em cerca de meia hora chegamos a Gordes, uma linda cidadezinha no alto de uma montanha. É incrível a vista da cidade quando estamos chegando.

Deixamos o carro em um estacionamento e logo paramos para almoçar em um restaurante próximo. O nome do restaurante não poderia ser mais apropriado: Le Jardin.

Cheio de flores e com uma vista linda de um pátio, comemos muito bem e por um preço bem razoável. No final, ainda comemos uma sobremesa linda, de morangos com chantily.

A cidade é toda linda, cheia de recantos charmosos, com flores, belas visões dos arredores, enfim, um ótimo passeio.

De lá seguimos para a Abadia de Senanque, onde esperávamos encontrar lavandas em flor. Havia lavandas, mas elas não estavam no auge da floração. Mas o local é tão bonito que eu diria que as lavandas não fizeram falta. Como não tínhamos muito tempo, visitamos só a parte externa da abadia e a lojinha de suvenires.

Pegamos o carro e fomos em direção a Roussillon.

Lá tudo é de cor ocre, inclusive o incrível penhasco que vemos da cidade.

Muitos lugares lindos e ainda paramos para comer um crepe e tomar café.

Eu escolhi um crepe com açúcar de lavanda, mas não achei muito diferente, só a cor mesmo, azul.

No dia seguinte ainda passeamos bastante por Avignon, almoçamos num restaurante numa praça, o Le Square.

Comemos muito bem, os pratos supercoloridos, e bebemos um vinho rosé com um nome engraçado: La Nuit Tous Les Chats Sont Gris (à noite todos os gatos são pardos).

Então fomos até o rio para fazer a travessia do Ródano em uma navette, um pequeno barco para cerca de vinte pessoas.

O barco faz a travessia bem próximo da Pont de Avignon para a Île de la Barthelasse, onde existe um grande parque e vários campings.

Na manhã do outro dia, já pegamos a estrada rumo a Aix-en-Provence.