domingo, 26 de junho de 2016

Barcelona

A chegada a Nîmes de trem ainda foi um pouco tumultuada. O TGV parou numa estação a uns 10 minutos da cidade, no meio do nada, e anunciou que havia manifestantes grevistas na plataforma e que eles esperariam a manifestação terminar para prosseguir viagem, por motivos de segurança. Nisso ficamos parados ali quase uma hora. Mas, enfim, chegamos e estava tudo calmo. Fomos direto na agência da Avis para ver o carro e acabamos pegando um Volvo. Foi um sufoco encaixar as malas de todo mundo no porta malas, mas no final conseguimos. Ainda fomos tomar um café e um sorvete em frente à estação de trem (e assim pudemos usar o banheiro do lugar, já que o da estação estava em obras).



O caminho de Nîmes a Barcelona de carro foi tranquilo. Demoramos um pouco para fazer o GPS do carro funcionar, mas usamos o Waze para sair da cidade e pegar a estrada e deu tudo certo. Acabamos saindo muito tarde de Nîmes, umas 17 hs. Vários pedágios no caminho. Paramos só na última parada antes da fronteira com a Espanha, no Village Catalán. Ali aproveitamos para jantar, uns lanches e cerejas lindas.



Chegamos em Barcelona umas 23 horas. Com o GPS do carro já funcionando direitinho, conseguimos encontrar o endereço relativamente fácil. Chegando no The Urban Suites, um prédio pequeno com vários flats, ainda tivemos que esperar um pouco enquanto o recepcionista atendia um outro casal. O apartamento era bem espaçoso e arrumado, com um quarto e um sofá-cama na sala, bem confortável.

No outro dia compramos uns cafés e croissants e tomamos café no apartamento mesmo. De lá já saímos para o primeiro passeio, o Parc de Montjuïc. Tínhamos ótimas indicações de uma amiga e já sabíamos que deveríamos pegar o funicular para chegar até ali.



Estávamos próximos à estação Tarragona do metrô e foi só ir até a estação Parallel. No caminho já íamos vendo como é diferente ter os avisos da cidade escritos em espanhol e catalão e, muitas vezes, em inglês também.



O trajeto do funicular é rápido e já descemos próximos à entrada do teleférico de Montjuïc. O teleférico é sensacional, a vista da cidade, fantástica.



Lá no alto, fomos direto conhecer o Castell de Montjuïc. Uns jardins lindos e muito bem cuidados, mas a vista do porto é imbatível.






Vimos diversos navios de cruzeiros por ali, além do porto de carga propriamente dito. Depois de passear bastante por lá, voltamos ao teleférico e descemos até o nível da estação de metrô. Resolvemos conhecer um pouco do parque e paramos para tomar um sorvete em um quiosque ali perto.

O atendente fez umas brincadeiras com o fato de sermos brasileiros e ele queria todas as minhas moedas. No local havia diversas árvores de figo, enormes. Passeamos um pouco por ali e vimos que o parque é realmente lindo, cheio de recantos especiais, com água correndo de um nível a outro do parque. Cruzamos com uma classe de pequenininhos, visitando o parque. 



De lá fomos direto para o Mercat de la Boqueria. Amei a variedade de frutas, uma festa de cores. Já comprei direto umas nêsperas (ameixas amarelas) e figos roxos. Almoçamos ali, uma paella de mariscos maravilhosa e vários sucos diferentes como de pitaia com coco, romã, maracujá, etc.



Em seguida, fomos ao Camp Nou. Saímos do metro e estávamos meio perdidos e um rapaz logo veio perguntar se era o estádio do Barcelona que procurávamos. Ele nos mostrou o caminho e continuamos a caminhar um pouco mais. 



O dia estava bem quente e o sol brilhando forte. Chegando lá já compramos os ingressos para a visita e entramos. Passamos primeiro por uma sala de troféus enorme, com muitos displays informativos da história do clube. De lá conhecemos a arquibancada, com uma bela visão do campo, a sala de imprensa, a zona mista, os vestiários e, finalmente, pudemos chegar perto do gramado. Muitas fotos bacanas de um lugar que sempre vemos nos jogos do Barcelona. 



Voltando para o apartamento, ainda passamos na loja de departamentos El Corte Inglès, para xeretar tudo. 

Mais tarde, fomos encontrar um casal de amigos para uns tapas e uma taça de vinho. Pedimos patatas bravas (batatas fritas com um molho picante), uma salada, pão com tomate esfregado, tudo muito gostoso.

No dia seguinte, resolvemos fazer o passeio com o ônibus hop-on hop-off para ter uma ideia mais geral da cidade, já que este seria o nosso último dia lá. 

Fomos pegar o ônibus na frente da Basília da Sagrada Familia, um monumento impressionante e ainda em obras. 

Acabamos não visitando internamente pois, apesar dos avisos da nossa amiga, não fizemos reservas antecipadas pela internet e não tínhamos tempo para esperar muito.





Pegamos o ônibus e descemos próximos ao Parc Güell. Tem que andar bastante para chegar no parque, mas vale a pena, vamos conhecendo a arquitetura da cidade, vendo os outros turistas e moradores. 



Chegando perto do parque há escadas rolantes para auxiliar na subida. Desde a entrada o parque já é impressionante e há diversas lojas de suvenires muito legais ali perto. Também não tínhamos comprado ingressos antecipadamente e soubemos que só havia ingressos para entrar dali a umas duas horas. Nos contentamos em conhecer a parte aberta do parque e, de lá, pegamos o ônibus para conhecer mais um pouco da cidade. 



Então, voltamos ao Mercat de la Boqueria para almoçar. Como já estava tarde, a paella de mariscos tinha acabado, mas ainda havia a paella valenciana (que tem frango). Eu fui procurar outra coisa e acabei achando uma paella vegetariana que estava mais ou menos. Me contentei em comprar mais frutas (abricós, pêssegos, cerejas). Em seguida, fomos passear por ali, passamos por uma feira de comida de rua e acabamos indo tomar sangria (um balde!) num dos cafés de rua.



Voltando para o apartamento, eu e meu marido fomos procurar o supermercado que disseram que ficava ali perto. Estávamos quase voltando sem achar o bendito quando perguntamos para uma senhora na rua. Ela disse pra a acompanharmos e foi o que fizemos. Foi fazendo propaganda do supermercado o caminho todo, dizendo que tinha uma ótima peixaria, tudo de bom para fazer comida boa, etc. Nós, que só estávamos procurando um lugar para comprar artigos de higiene pessoal e, quem sabe, um vinho, ficamos bem impressionados. 

No dia seguinte, pegamos o carro e voltamos para a França.




2 comentários:

  1. Leleca, vc escreve de um jeito que a gente viaja junto. Amo!! Linda viagem. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Viajei junto, degustei cada prato. Que delícia de relatos.
    Que deslumbre de fotos. Dignos do Trip Advisor.

    ResponderExcluir